Foram iniciadas em abril as obras de terraplanagem da Unidade Industrial de Processamento de Soja da Copasul, na BR-163, entre Naviraí e Juti. Nesta primeira semana de maio, pelo menos 210 trabalhadores movimentam o canteiro de obras com terraplenagem para instalação da subestação geral de energia elétrica, graneleiro e caminhos de acesso para os canteiros de obra.
A previsão de término desta fase é até o final de maio, se confirmado o clima favorável. Assim que a fase de preparação do solo estiver concluída, o cronograma tem a previsão de início das bases para as construções que sustentarão as estruturas da fábrica.
A Unidade de Processamento de Soja da Copasul está localizada ao lado da Fecularia da cooperativa às margens da BR-163, km 142,5, em Naviraí. São 115 hectares de propriedade da cooperativa.
Este é o maior empreendimento da história da Copasul. O investimento total é de R$ 1,013 bilhão, voltados exclusivamente para a indústria. Outros investimentos somaram R$ 400 milhões e foram destinados à ampliação da capacidade de armazenagem de grãos nos silos da Copasul, etapa finalizada no início deste ano com a inauguração dos Silos Serra de Maracaju, e que terá impacto na demanda de grãos da processadora.