A Comissão Eleitoral divulgou nesta quarta-feira (7), os números da eleição de 2023 para a escolha da Reitoria da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Os candidatos Laércio Alves de Carvalho (reitor) e Luciana Ferreira da Silva (vice-reitora), da Chapa “Uems Transforma +”, receberam a aprovação entre os votantes (91,25% dos docentes, 88,33% dos técnicos administrativos e 94,33 % dos alunos). Laércio foi reeleito e Luciana assume pela primeira vez como vice.
A votação foi realizada segunda-feira (5), nas 15 unidades universitárias e nos 13 polos de educação a distância. Laércio de Carvalho foi eleito em primeiro turno nas eleições de 2019 e em 2023 foi reeleito para gerir a Universidade no quadriênio 2023 a 2027.
As urnas foram abertas e conferidas pela mesa apuradora, composta por seis membros. Após a conferência, as cédulas foram separadas em três categorias de eleitores (docentes, técnicos administrativos e discentes) e, na sequência, os votos foram contabilizados.
Laércio Alves de Carvalho agradeceu o apoio da comunidade acadêmica, aos que puderam comparecer, aos que não puderam, aqueles que participaram de toda a construção da Universidade até hoje, principalmente, nos últimos quatro anos, ao lado da professora Celi Corrêa Neres, e nesta nova proposta para os próximos quatro anos junto com a professora Luciana.
“Será uma honra muito grande continuar à frente da universidade, representando essa Universidade junto com a professora Luciana, trabalhando em prol de uma Universidade mais informatizada, digital, buscando a sua sustentabilidade ancorada nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ONU)”, afirmou.
Ele continua: “queremos uma Universidade com maior política de valorização de servidores, com a maior inserção na sociedade buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do Estado, e também um programa forte de inclusão e de permanência dos nossos acadêmicos. Isso tudo com o apoio do nosso Governo do Estado, da Bancada Estadual, da Bancada Federal, de todos os prefeitos e vereadores que nos apoiam e outras instituições. Sem dúvida serão quatro anos de muito trabalho, de muita responsabilidade e de muita motivação”, ressalta o reitor.
Luciana Ferreira da Silva, que atuou por dez anos como pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, disse que será um dos maiores desafios de sua vida, “mas que eu me sinto muito preparada pelos anos de trabalho com a gestão, pela confiança que eu tenho na equipe e pela parceria da comunidade acadêmica”.