O Centro Acadêmico Celso Amorim, com o apoio da coordenação do curso de Relações Internacionais da UFGD, realizará o debate sobre "Rússia vs Ucrânia: a caixa de pandora”, hoje (7), às 19h (horário de MS). O evento será on-line e gratuito, com transmissão pelo canal do YouTube do CARI.
Para abordar pontos importantes da guerra e suas consequências, profissionais, convidados e diversos professores da Faculdade de Direito e Relações Internacionais e da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD serão debatedores Déborah Monte, Luciano Duarte, Fernanda Barth, Tomaz E. Neto e Matheus Hernandez. Além do curso de graduação em Relações Internacionais, a FADIR UFGD possui o Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível em: https://linktr.ee/cariufgd. Os inscritos receberão o link do evento no e-mail que cadastraram na inscrição e ao final do evento precisarão preencher um formulário de presença para receber o certificado de duas horas de atividades complementares.
De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Déborah Monte, o conflito entre Rússia e Ucrânia escalou com rapidez e ganhou grande espaço nas mídias sociais e na imprensa nacional e internacional.
“Há muitas informações mas, também, muita desinformação com fake news e análises incompletas. Nesse contexto, o evento de hoje coloca em debate diferentes aspectos do fenômeno, como o político, o regional, o geopolítico e o econômico. Cada debatedor, a partir de sua formação e linha de pesquisa, abordará um tema diferente do conflito. O objetivo é informar e qualificar as discussões sobre a guerra entre a comunidade acadêmica da UFGD e o público em geral”, explicou Déborah Monte.
A iniciativa do debate foi dos estudantes de Relações Internacionais da UFGD e a coordenadora do curso ressalta que este protagonismo deve ser destacado. Outro ponto importante é que o debate será transmitido pelo YouTube, o que facilita a participação do público externo à UFGD de diferentes localidades.