A Fundação de Esportes de Dourados (Funed) encerra o ano de 2025 com um balanço histórico de ações, eventos e investimentos que fortaleceram o esporte no município e ampliaram o acesso da população a atividades físicas, competições e formação esportiva. Ao longo do ano, a instituição promoveu eventos de grande porte, ampliou projetos permanentes, realizou ações sociais e concluiu importantes adequações estruturais em equipamentos públicos. As ações seguem determinação do prefeito Marçal Filho de descentralização dos projetos e diversificação das modalidades para atender um público cada vez maior em Dourados.
Entre fevereiro e dezembro, a Funed realizou dezenas de eventos esportivos, incluindo os Jogos de Outono, os Jogos Escolares, o Festival Surdolímpico, a Meia Maratona do Fogo, o Campeonato Interdistrital de Futebol Amador, os Jogos Escolares de Dourados (JED), os Jogos da Juventude (JOJUD), os Jogos Abertos de Dourados (JAD’s) e a Corrida Mexa-se por Elas, reunindo milhares de participantes de todas as idades. Somente as ações sociais e corridas realizadas entre maio e outubro mobilizaram mais de 1.300 pessoas.
O ano também marcou a retomada e liberação das dependências do Estádio Douradão, após aprovação de alvarás da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, garantindo funcionamento pleno para 2026, recebendo, principalmente, partidas do Campeonato Estadual de Futebol.
Outra conquista importante da Fundação de Esportes de Dourados é que em breve o Ginásio Municipal será reinaugurado, totalmente reformado, modernizado e revitalizado. “Será um ginásio com capacidade para receber eventos nacionais, com um moderno placar eletrônico, iluminação especial, muito conforto e comodidade para o público e para os atletas de nossa cidade”, a diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral.
Formação de atletas
O Projeto Desenvolve Campeões manteve atividades durante todo o ano, com aulas de Natação, Hidroginástica, Karatê, Judô, Tênis de Mesa, Badminton, Handebol, Voleibol e Basquetebol. O programa atendeu cerca de 1.000 alunos, consolidando-se como uma das principais políticas públicas esportivas da cidade.
A Funed também realizou 41 viagens intermunicipais, transportando 819 atletas para competições em municípios como Campo Grande, Três Lagoas, Rio Brilhante, Itaporã e outros, garantindo participação e representatividade local em torneios regionais e estaduais.
Em 2025, a Funed executou uma série de melhorias nos espaços esportivos do município, incluindo a pintura das grades do Complexo Exportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão); pintura de quadras do Jorjão e do Parque Antenor Martins; aquisição de flutuadores, caixas de som, sopradores, bebedouros, colchonetes e redes de proteção; lançamento de chamamento público para aquisição de novos materiais esportivos.
Esses investimentos reforçam o compromisso da gestão com a manutenção e modernização dos equipamentos destinados à prática esportiva.
Expansão das atividades
O ano também marcou a abertura de novos polos do programa Esporte e Lazer para Todos, ampliando o atendimento para o Parque dos Ipês, no Centro, e Parque Rego D’Água, no Grande Água Boa.
Novas modalidades foram acrescentadas à grade esportiva municipal, como ritmos aos sábados, aulas noturnas de hidroginástica, grupos de alongamento e turmas extras de natação.
A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, destaca que 2025 foi um ano decisivo para reorganizar, ampliar e fortalecer o esporte douradense, com foco tanto no alto rendimento quanto no esporte comunitário. “Nosso compromisso é garantir acesso, qualidade e oportunidades para todos, do aluno iniciante ao atleta que representa nossa cidade”, enfatiza. “Mesmo diante das dificuldades financeiras que o município atravessa, usamos a criatividade e buscamos parcerias importantes para fomentar o esporte em nossa cidade”, ressalta.
Com resultados expressivos e participação crescente da comunidade, a Funed fecha 2025 com avanços estruturais, expansão de projetos e fortalecimento da política pública de esporte e lazer no município. “O prefeito Marçal Filho é um entusiasta do esporte e apoiou todas as nossas iniciativas, contribuindo com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a oferta de atividades esportivas para a população”, completa Giselly Amaral.