Na tarde de hoje (22), equipe do Samu (Serviço Móvel de Urgência) foi acionada para atender a uma mulher em trabalho de parto no Jardim Canaã I, em Dourados. A equipe da motolância, composta pelo técnico de enfermagem Alisson e pela técnica de enfermagem Sara, foi a primeira a chegar ao local.
Ao chegar à residência da gestante, a equipe encontrou a mulher em avançado trabalho de parto, que já havia perdido o líquido amniótico. Diante da urgência do caso, a equipe iniciou imediatamente o atendimento à gestante, que entrou em trabalho de parto ainda no local.
A equipe realizou o parto do bebê até a chegada da viatura. A equipe de moto tinha todos os materiais necessários para atender a emergência. Apesar das dificuldades enfrentadas pela equipe em razão das condições do local, o parto foi realizado com segurança e o bebê nasceu saudável.
Após o parto, a equipe da motolância continuou acompanhando a mãe e o bebê até a chegada da viatura convencional do Samu, que já estava a caminho. Ao chegar, a equipe médica assumiu o atendimento e transportou a mãe e o bebê para o HU (Hospital universitário), onde receberam os cuidados necessários.
A equipe do Samu que atendeu a ocorrência destacou a importância da atuação da motolância em situações de emergência, especialmente em locais de difícil acesso. Segundo eles, a agilidade e a mobilidade da viatura de moto foram fundamentais para garantir a segurança da gestante e do bebê.
A mãe, Adriana da Silva Santiago, tem 22 anos e disse que o bebê nascido hoje é seu terceiro filho, nascido na 38ª semana de gestação. Em áudio enviado após o parto, ela disse que estava sentindo dores de manhã e procurou o HU, mas foi liberada porque não haveria dilatação suficiente para o parto. Depois que voltou para casa, começou a sentir contrações mais fortes, ligou para o Samu e logo entrou em trabalho de parto. “Foram excelentes profissionais, me deram total apoio”, disse ela. O parto ocorreu na casa da irmã de Adriana, que também ajudou o sobrinho a nascer.