Uma nova onda de calor atinge o Brasil a partir de quinta-feira, 14, e pelo menos oito estados devem registrar temperaturas acima dos 40° C. Segundo o Climatempo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia devem ficar mais de 5° C acima do padrão para a época. O fenômeno se estende até o dia 20 de dezembro de 2023.
A onda de calor se caracteriza por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região ficam em torno de 5°C ou mais acima da média. Esta já é a quinta onda de calor seguida no país, que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.
Para o restante do país, e nas áreas em laranja, as temperaturas também serão bem altas. Neste caso não será por período tão prolongado quanto nas áreas em vermelho, que tendem a ter mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal.
Nesta terça-feira, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a máxima em Dourados foi de 31,3 graus, com sensação térmica de 36,5ºC. Em novembro, uma forte onda de calor atingiu Mato Grosso do Sul . A temperatura média em Dourados e em Rio Brilhante foi quase um grau e meio superior à média. (Da Redação e CNN Brasil)