Um advogado carioca, identificado como Lucas Gonzalez Faccio, 33 anos, morador no bairro Flamengo, Rio de Janeiro e o motorista de aplicativo, Lucas Alves Senna de Aquino, 28 anos, morador no bairro Engenho Novo, Rio de Janeiro foram presos na noite desta quarta-feira (3) com 4 pistolas em uma estrada que da acesso ao Distrito de Panambi em Dourados.
Foram apreendidas uma pistola IWI calibre 9mm fabricação Israel, uma pistola Canik modelo calibre 9mm de fabricação Turca, duas pistolas clock fabricação Áustria e 10 carregadores.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar fazia rondas na região quando abordou o veículo Logan, com placas Mercosul LSI2B07, onde os dois homens estavam. Eles disseram aos policiais que procuravam um posto de combustíveis. Com o nervosismo apresentado, os policiais acompanharam a dupla até um posto de combustíveis e encontraram no veículo as armas.
O advogado relatou aos policiais que pagou R$ 6 mil pelo armamento em uma loja em Ponta Porã, e que era para uso pessoal. Já o motorista de aplicativo disse que pela viagem receberia R$ 3 mil. Inicialmente os dois homens disseram aos militares que haviam ido até a fronteira comprar pneus. O motorista disse ter passagem pela polícia por violência doméstica.
O advogado e o motorista foram encaminhados da a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) onde foram atuados por porte ilegal de arma de uso restrito.
Um dos maiores entraves referentes à segurança nacional e à violência no território brasileiro é a dificuldade de controlar o tráfico de armas. Dados levantados pelo Ministério da Justiça (MJ) revelaram que mais da metade das armas de fogo que circulam no país é ilegal e oriunda do tráfico.