Carga de mandioca contrabandeada que saiu do distrito Nova Itamarati, em Ponta Porã, foi apreendida nesta terça-feira (23/9), por agentes do Dnit (Direção Nacional de Receita Tributária) do Paraguai, em Pedro Juan Caballero.
As autoridades realizavam uma operação com objetivo de coibir a entrada de produtos restritos ou proibidos em solo pararguaio, quando ocorreu a apreensão.
Martin Cáceres, chefe de operações da Coia (Coordenação Operacional de Investigação Aduaneira), informou que a ação foi motivada por "denúncias em massa" sobre o contrabando. Desta forma, o carregamento de mandioca foi interceptado quando estava chegando do Brasil
O motorista do veículo, afirmou ter saído do distrito de Nova Itamarati, e admitiu a origem brasileira do produto. Ele ainda relatou que é deficiente físico e utiliza o carro como seu único meio de subsistência.
A operação de combate ao contrabando na linha de fronteira de 250 quilômetros é permanente, e a Coordenação Operacional de Investigação Aduaneira permanecerá na região por tempo indeterminado.