Esquema criminoso começou a ruir em 2022, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 96 quilos de cocaína transportados em um veículo Audi no Paraná
Três moradores de Dourados foram presos nesta terça-feira (28) por ordem da Justiça do Paraná, acusados de associação para o tráfico de drogas. Também houve a apreensão e sequestro de bens supostamente adquiridos com dinheiro da prática criminosa.
Segundo o delegado Adilson José da Silva, da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) da Polícia Civil paranaense, o esquema criminoso começou a ruir em 2022, quando a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 96 quilos de cocaína transportados em um veículo Audi naquele Estado.
“A investigação da Denarc trouxe indício de que um casal tripulando um Jeep Compass de cor branca atuou como batedor dessa droga, ou seja, seguia a frente do veículo com as drogas informando acerca de fiscalização policial na via. A partir da prisão do condutor do veículo com a droga, esse casal retornou porque a empreitada tinha terminado, mas a investigação identificou esses elementos”, detalhou.
O Dourados Informa apurou que o traficante preso naquela ocasião foi Alessandro Scaldelai Ramalho, de 38 anos, morador em Dourados. O flagrante ocorreu às 12h30 do dia 13 de abril de 2022, no quilômetro 297 da BR-376, na cidade de Mauá da Serra e comarca de Marilândia do Sul, ambas no Paraná.
A sentença condenatória estabeleceu pena definitiva de 5 anos e 10 meses de reclusão, além de 583 dias-multa. Como o réu já estava preso há 4 meses e 19 dias, houve a detração para 5 anos, 5 meses e 11 dias de reclusão, além de 583 dias-multa, com regime inicial semiaberto.
Como não havia vaga na Colônia Penal Agrícola do Estado do Paraná, o magistrado responsável pelo caso estabeleceu regime semiaberto adaptado, observando condições, entre elas obter ocupação lícita, mediante comprovação nos autos, no prazo de 30 dias, bem como comprovar, bimestralmente, por meio de documento idôneo, o exercício regular do trabalho; e não sair do território da Comarca do Juízo onde reside por prazo superior a 5 dias sem prévia autorização deste.
No caso da ação deflagrada hoje, que teve apoio do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Dourados, foram cumpridos mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça paranaense contra o casal de batedores e o condutor do veículo carregado de cocaína, agora pelo crime de associação ao tráfico.
“Foram decretadas medidas cautelares de sequestro de veículos e de bens de elevado valor adquiridos possivelmente com valores auferidos com o tráfico de drogas”, explicou o delegado da Denarc.
A reportagem do Dourados Informa apurou que o mandado expedido pelo juiz Gabriel Kutianski Gonzales Vieira, da Vara Criminal de Marilândia do Sul, no Paraná, determinou prisão de Franciely Rodrigues dos Santos, de 35 anos, e Jhonatan Silva Rufino, de 38 anos, ambos residentes em um apartamento na Rua Takao Massago, no Jardim Novo Horizonte, em Dourados.
Nesse imóvel, foram apreendidas munições de calibre 357, conforme o delegado Adilson José da Silva.
“Tudo indica que o casal cessou a prática do tráfico e continuou no contrabando de cigarro. Investigação aponta que rotineiramente transportavam cigarro. Tanto que o homem foi abordado conduzindo outro Jeep Compass, em nome do pai dele, apreendido no ano passado, em junho ou julho, transportando cigarro”, revelou o delegado da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil do Paraná.