Autor morreu ainda no local, antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros e do Samu
Acir Dias de Oliveira Riberio, de 50 anos, morreu na noite desta quarta-feira (4/2), após ser baleado por um policial militar de folga, de 47, no Bairro Jardim Carioca, em Campo Grande.
Segundo o Campo Grande News, o sargento que integra o Batalhão de Choque, relatou que estava de folga e havia acabado de sair da loja da esposa quando foi informado por moradores que um homem conhecido na região pelo apelido de “Paraná” teria praticado um furto em um comércio nas proximidades do Polo Industrial.
Ao passar pela Rua Zacarias Mourão, o agente disse ter se deparado com o suspeito carregando uma sacola preta aparentemente com objetos furtados. O militar contou que estacionou o veículo, se identificou e tentou realizar a abordagem.
No entanto, Acir teria levado a mão à cintura e sacado um objeto pontiagudo, posteriormente identificado como uma chave de fenda. Diante disso, o sargento atirou contra o homem que caiu com sangramento intenso.
Ainda conforme o site da Capital, equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e constataram a morte de Acir.
No local, a perícia apreendeu uma chave de fenda, cinco estojos de munição calibre nove milímetros, quatro cápsulas e a pistola do policial, uma Beretta APX.
Testemunhas relataram que viram o policial se identificar e ordenar que o homem largasse o objeto antes dos disparos. Produtos de furto, como bebidas e doces, foram encontrados dentro da sacola que estava com o ladrão e posteriormente reconhecidos pela proprietária de um trailer de lanches.
A ocorrência foi registrada na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol como morte decorrente de intervenção legal de agente do estado. O caso será investigado para apurar as circunstâncias da ação policial.