Ela foi presa com maconha, enquanto o ex-diretor foi flagrado com arma
Durante operação "Dirty Pix" deflagrada nesta terça-feira (18/11), pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), a vice-prefeita de Sidrolândia, Cristina Fiúza (MDB), acabou presa com maconha, e o ex-presidente do Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa, Jacob Breurer, com arma.
Os dois eram alvos de mandados de busca e apreensão, porém, foram flagrados com os ilícitos.
A ação de hoje cumpriu 18 ordens judiciais em Sidrolândia e Manaus (AM), após investigação que identificou o desvio de R$ 5,4 milhões em recursos públicos destinados ao hospital da cidade. O valor foi repassado pelo Governo do Estado à prefeitura para a compra de um aparelho de ressonância magnética e um autoclave hospitalar, no entanto, parte dessa verba foi desviada pela direção do hospital e pela empresa fornecedora, a Pharbox Distribuidora Farmacêutica de Medicamentos (CNPJ 20.820.379/0001-93).
Os pagamentos eram feitos por meio de transferências Pix diretamente ou por meio de terceiros aos parlamentares e ao então presidente do hospital, Jacob Breure.
Os alvos da operação desta terça-feira são:
Cristina Fiúza (MDB), vice-prefeita de Sidrolândia
Enelvo Felini Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Izaqueu Diniz, o Gabriel Autocar (PSD), vereador de Sidrolândia
Cledinaldo Cotócio (PSDB), vereador
Adavilton Brandão (MDB), vereador
Elieu Vaz (PSDB), ex-vereador
Jacob Meeuwis Breure, ex-presidente do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa
José Ademir Gabardo (Republicanos), ex-vereador
Júlia Carla Nascimento
Júlio César Alves da Silva
Comercial Gabardo (CNPJ 08.217.980/0001-90)
Gabriel Auto Car (CNPJ 19.409.298/0001-16)
Farma Medical Distribuidora de Medicamentos e Correlatos (CNPJ 40.273.753/0001-95)
Pharbox Distribuidora Farmacêutica de Medicamentos (CNPJ 20.820.379/0001-93)
O nome da operação
“Dirty Pix”, termo que dá nome à operação, traduz-se da língua inglesa como “pix sujo”, e faz alusão à natureza ilícita das transferências financeiras utilizadas para viabilizar o esquema.