O advogado Tiago Botelho (PT) usou as redes sociais para detonar o apresentador Tatá Marques, do programa O Povo na TV, do SBT MS, que atacou a distribuição gratuita de gás para os mais pobres pelo Governo Lula. “Burro, burro talvez você não seja, mas politicamente desinformado, humanamente medíocre e profissionalmente sem ética, você é”, atacou o petista, que é professor da UFGD e foi candidato a prefeito de Dourados em 2024.
Famoso pelo programa assistencialista, que sorteia cesta básica, facas e até limpeza do tênis, Marques viralizou após atacar o programa Gás do Povo, que deve beneficiar 159,7 mil famílias em Mato Grosso do Sul. Ele disse que o objetivo seria eleitoreiro e transformaria o projeto em “curral eleitoral”.
Superintendente regional do Patrimônio da União, Botelho citou dados do IBGE de que 12,9 milhões de famílias ainda cozinham com fogão a lenha ou etanol no Brasil porque não possuem condições de comprar o gás de cozinha. Ainda destacou que Lula já tirou o Brasil do Mapa da Fome duas vezes.
“É fácil falar para você, um apresentador do SBT, que come bem, vive bem e ganha bem, falar que o programa Gás do Povo do Governo Lula é esmola. Talvez seja esmola pra você que nunca viveu sem ter dinheiro para comprar gás ou sequer saiba o que é pobreza energética”, criticou.
“Chamar de eleitoreira uma política que garante com que essa pessoa possa cozinhar com dignidade, é cuspir na cara da realidade o povo brasileiro”, lamentou Tiago Botelho. Em seguida, disse que o apresentar do O Povo na TV “prefere ganhar Ibope com a dor, a pobreza e a fome das pessoas”. “Você Tatá pode mais, o SBT pode mais, melhore enquanto ser humano e jornalista”, aconselhou.
Além de apoiar as críticas, os seguidores de Tiago Botelho contaram histórias de superação da pobreza graças aos programas sociais e ainda reforçaram o coro contra Tatá Marques. “Eu fui criada com bolsa família, eu fiz faculdade pelo ProUni eu recebi auxílio Brasil e hoje sou funcionária pública”, comentou uma internauta.
“Já fui beneficiária do bolsa família em um momento de precisão, onde esse complemento foi essencial para não faltar comida em minha casa. Só para constar, fui beneficiária do Pronatec, onde conclui o Técnico em Segurança do Trabalho, conseguimos nossa casa própria através do programa : Minha Casa minha vida e atualmente sou professora e fui 100% Pró Uni. Nem eu nem minha família ficamos aprisionados ao programa: Bolsa Família”, relatou outra beneficiária.