No domingo, Unidade de Pronto Atendimento teve de fechar porque não havia médido de plantão
Preocupado com a situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, o presidente da Câmara de Dourados Laudir Munaretto (MDB) determinou nesta segunda-feira (3) a instalação de frente parlamentar para acompanhar de perto a crise estrutural existente na unidade e apresentar propostas para melhorar o atendimento prestado à população.
O ato de criação do grupo de trabalho será publicado nesta semana no Diário Oficial do Município. Ontem, a UPA teve de ser fechada e os pacientes transferidos para o Hospital da Vida porque não havia médico de plantão.
Segundo Laudir, a Frente Parlamentar em Defesa da UPA e Seus Usuários terá a finalidade de contribuir para o aprofundamento do debate, formulação e implementação de políticas públicas e ações que possam contribuir para a organização e estruturação da UPA de Dourados. Entre outras ações, a frente realizará estudos visando à melhoria do atendimento, além de identificar possíveis falhas e irregularidades. Os trabalhos da frente serão realizados no prazo de 180 dias.
“Devido à crise que estamos vivenciando no Hospital da Vida e com o fechamento da UPA durante o final de semana, entendo ser necessária atuação mais próxima dos vereadores a fim de acompanhar essa situação, apurar o que realmente vem acontecendo e propor caminhos que possam solucionar esses problemas”, afirmou
Laudir continua: “acredito que a frente parlamentar possa ser um importante mecanismo para auxiliar o Poder Executivo, contribuindo com ações e propostas que venham a resultar na melhoria da saúde pública em nosso município”.
O vereador Marcelo Mourão (Podemos) aceitou o convite e vai presidir a frente de trabalho, que terá a vereadora Liandra da Saúde (PTB) como secretária. Outros vereadores estão sendo convidados a fazer parte do grupo de trabalho.