A maioria dos douradenses não confia no voto através de urnas eletrônicas. É o que mostra a enquete semanal do Dourados Informa (Você considera confiável o sistema de votação por urna eletrônica?). Para 58% dos leitores, a resposta foi “não”, enquanto 42% responderam “sim”.
Apesar de o voto eletrônico ter sido adotado em 1996, ou seja, há 26 anos, o sistema passou a ser visto com desconfiança no Brasil, principalmente por influência do presidente Jair Bolsonaro (PL), que nos últimos dias retomou o discurso favorável ao que chama de “voto auditável”.
Apesar da narrativa de Bolsonaro e de muitos de seus apoiadores de que o sistema por urna eletrônica pode ser fraudado, nunca existiu denúncia comprovada de fraude. O próprio Bolsonaro foi eleito cinco vezes seguidas como deputado federal e uma como presidente da República através da urna eletrônica.
A enquete desta semana quer saber: A senadora Simone Tebet tem cacife político para disputar a Presidência? A política sul-mato-grossense filiada ao MDB ganhou força para ser o nome da terceira via com a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).