Nesta terça-feira (5), a Justiça Eleitoral deu início à convocação dos eleitores que atuarão como mesários nas eleições gerais de 2022, que acontecem em outubro. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 27 mil mesários atuarão nas mais de 6.800 seções eleitorais do estado.
A convocação, que segue até o dia 3 de agosto, tem ocorrido preferencialmente por WhatsApp. A partir do seu recebimento, o eleitor tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação, o que deverá ser feito por escrito, mediante requerimento ao juiz eleitoral, que decidirá sobre o caso.
Qualquer eleitor que tenha mais de 18 anos e que esteja com a situação regular na Justiça Eleitoral pode ser chamado para trabalhar.
Vantagens em ser mesário
• O eleitor que for convocado, se universitário, poderá obter horas que valem como atividade extracurricular nas instituições parceiras do TRE-MS;
• Conforme a Lei estadual 5.386/2019, há garantia de isenção do pagamento de taxas de inscrições dos concursos públicos realizados no Estado e, se previsto em edital, a participação também vale como desempate;
• Outro benefício são os dois dias de folga no trabalho por turno da eleição e também dois dias de folga por dia de treinamento.
Mesário Voluntário
O eleitor pode se voluntariar para exercer essa função fundamental para a democracia.
Nas eleições municipais de 2020, dos mais de 24 mil mesários do estado, cerca de 5 mil foram voluntários, representando uma média de 20%.
O programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral é focado na ampliação do número de colaboradores a atuarem de forma consciente e espontânea. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia das eleições.