Através de uma parceria entre a Prefeitura, o Governo Federal e o Governo do Estado, o Aeroporto Municipal Juca de Mattos vai receber, 29 anos após sua inauguração em 1982, obras de porte e que lhe permitirão obter o status de Aeroporto Internacional.
A ampliação do aeroporto douradense demandará recursos de R$ 49 milhões para obras de infraestrutura sob responsabilidade do Exército Brasileiro, por meio de convênio e mais R$ 30 milhões para a Prefeitura de Dourados(que através de outro convênio assinado na gestão anterior repassou a construção do terminal de passageiros para o Governo do Estado ) construir o terminal modelo III, ou seja, o maior previsto no programa, com 2.600 metros quadrados.
O projeto de ampliação do aeroporto de Dourados está sendo "tocado" pelo Batalhão do Exército de Cuiabá e prevê um terminal de passageiros com 1.215 metros quadrados, no pátio de aeronaves, possibilitando um maior número de vôos para o município. Outra parte do projeto prevê o prolongamento da pista por mais 175 metros, já que atualmente ela é de 1.950 metros, como também o alargamento para 45 metros.
Atualmente os equipamentos atuais do aeroporto de Dourados não permitem pousos e decolagens na chuva e em outras situações de mal tempo. Os investimentos permitirão o uso do aeroporto em situações mais adversas de clima e o pouso dos aviões Boeing 737-800.Para esse salto ( ou vôo) adiante que colocará Dourados na rota dos aviões de grande porte foi percorrido um longo processo e quase tudo vai por água abaixo se a bancada federal,acionada pelo ex-prefeito e à epoca (2018) não tivesse assegurado no Orçamento Geral da União (OGU) daquele ano 15 milhões para as obras do novo terminal de passageiros,orcada em 30 milhões. O Governo do Estado assumiu o compromisso de alocar o mesmo montante e alcançar esse valor.O impasse , solucionado com o bom senso da bancada e do governador, se deu por uma regra do Exército:a instituição não executa obras verticais. A cidade deve muito também ao ex-Comandante do Exército em Dourados Sergio Westphalen Etchegoyen, hoje nos altos escalões do Ministério da Defesa.Foi ele que incluiu no Orçamento do Ministério da Defesa os 30 milhões que, corrigidos,somam o total de mais de 40 milhões que serão investidos na parte da obra tocada pelo Exército, notadamente a ampliação da pista.Por fim, é impossível não registrar a quase obstinação de Zé Elias para que a obra saisse do papel, fato que começou a acontecer em fevereiro passado, quando os militares de Cuiabá iniciaram as obras.Para execução da obra e por exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o aeroporto ficará fechado entre os meses de maio e outubro deste ano, na primeira etapa, reabrindo de novembro a fevereiro e fechando para execução da segunda etapa de março a setembro de 2022.