A partir de domingo, durante 14 dias, Dourados terá toque de recolher das 20h às 5h e apenas atividades essenciais nos dias 14 e 21
O prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) anunciou nesta quinta-feira (11) que o município vai seguir integralmente o decreto estadual determinando fechamento de atividades não essenciais nos próximos dois domingos (dias 14 e 21) e toque de recolher das 20h às 5h em todo Mato Grosso do Sul.
O anúncio foi feito em transmissão ao vivo na página da prefeitura no Facebook. Alan disse que o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja será adotado na íntegra, mas a prefeitura vai divulgar ainda hoje o seu próprio conjunto de medidas.
Segundo o prefeito, o comitê local de enfrentamento à pandemia deu orientação para manter o toque de recolher atual (das 22h às 5h), mas Alan afirmou que o momento é de união. “Esperamos que passe [pior momento da pandemia] dentro de 14 dias para que possamos retomar o funcionamento às 22h ou às 23h”.
Alan disse que o número de leitos de UTI aumentou 15% e atualmente a cidade tem 40 em operação, mas o crescimento do contágio é ainda mais acelerado. A taxa de ocupação continua acima de 90%.
Alan Guedes disse entender a situação dos trabalhadores noturnos, mas afirmou que o momento exige medidas duras. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos vão passar a fechar partir das 20h e só poderão atender por delivery. “Vivemos uma guerra sanitária com mortos e danos colaterais. Precisamos nos unir nesse momento tão difícil”, disse ele.