Um cidadão paraguaio, apontado como braço-direito do narcotraficante brasileiro Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã”, foi preso na noite desta quinta-feira (29) em Pedro Juan Caballero, cidade-gêmea de Ponta Porã.
Sergio Denis Sierra Ayala, de 33 anos, foi detido por policiais do Departamento de Investigações da Polícia Nacional quando circulava de moto pelo Bairro Guarani.
Ao ser abordado, ele apresentou uma cédula de identidade paraguaia falsa, em nome de Alan Rodrigo Godoy, mas os policiais descobriram que se tratava do homem de confiança de “Galã” em território paraguaio.
De acordo com o comissário Abel Cantero, chefe-adjunto do departamento, Sergio Ayala estava com prisão decretada naquele país por lavagem de dinheiro e tem contra si um mandado de prisão expedido pela Justiça do Brasil por associação criminosa e tráfico de drogas.
Jorge Rafaat
Preso em fevereiro de 2018 quando fazia uma tatuagem em Ipanema, no Rio de Janeiro, Galã ganhou notoriedade no submundo do crime após ser apontado como o organizador do plano cinematográfico para assassinar o então chefão da fronteira, o brasileiro Jorge Rafaat Toumani, em junho de 2016.
Contrário à expansão das facções criminosas na linha internacional, Rafaat foi morto a tiros de fuzil calibre 50 quando voltava para casa em seu utilitário Hammer blindado. Segundo investigação da polícia paraguaia, o plano para matar Rafaat reuniu as duas principais facções do país – PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho.
Depois, os grupos romperam a trégua e iniciaram nova guerra pelo controle das rotas de cocaína e maconha na fronteira. Elton Leonel está preso no Brasil, onde já acumula 27 anos de condenação.