Em mais uma reviravolta na política, a senadora Soraya Thronicke, cogita trocar o Podemos pelo PSDB e ser a candidata a governadora de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026. Esse foi um dos assuntos tratados pela ex-bolsonarista com o deputado federal Aécio Neves (PSDB) em reunião realizada nesta semana em Brasília.
A advogada está em busca de um partido com estrutura para disputar as eleições de 2026. Como o governador Eduardo Riedel deve deixar o PSDB ainda neste ano, os tucanos podem ter candidatura própria para enfrentá-lo no próximo pleito.
De acordo com a imprensa nacional, Soraya e Aécio tiveram uma reunião a portas fechadas para debater a eventual filiação da senadora ao PSDB.
Eleita pelo PSL, Soraya se desentendeu com o padrinho político, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi candidata a presidente da República em 2022 pelo União Brasil. Logo em seguida, ela se filiou ao Podemos.
A senadora vem trabalhando para ser candidata à reeleição em 2026 e esperava contar com o apoio de Riedel. No entanto, o governador, que deverá trocar o PSDB pelo PP ou PSD, não terá espaço para incluir Soraya na chapa.
O tucano deverá apoiar o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que deve migrar para o PL, e outro nome da direita, que pode ser Nelsinho Trad (PSD), Giani Nogueira (PL) ou um nome a ser indicado pelo PP.
Sem muito espaço e inimiga declarada dos bolsonaristas, o maior desafio de Soraya é viabilizar uma candidatura competitiva em 2026, seja ao Governo ou ao Senado.